Friday, September 5, 2008

Festa do Avante - 32ª ediçao

-"Onde vais jantar?" - ouve-se do outro lado da linha.

-"Não sei. Talvez vá à Internacional comer uma cachupa... Ou desça até Santarém para a Sopa da Pedra... ou até ao Alentejo para comer uma açorda... não sei bem o que me está a apetecer.E tu já jantaste?"

-"Tava a pensar ir à cachupa, sopa da pedra não me apetece e no Alentejo tá uma fila enorme. Queres ir lá ter?"


Passo pela solidariedade, por cuba... até chegar às mornas áfricas com os seus frangos assados e as suas cachupas... hum que delícia... mesmo ali ao lado de Espanha onde o ano provei uns enchidos grandes... seriam botifarras? Não me lembro bem o nome.


Olho os sorrisos... as conversas acesas de política... as conversas de acasos... as conversas de reencontros, de novidades de uns e de outros... Assim é o Avante - um espaço família, de quem tem o céu como tecto e a alma povoada de esperança (povoada de uma qualquer esperança).


Este ano, a chuva (e quem sabe também o falecimento súbito do técnico de som do palco 25 de Abril, nessa mesma manhã) levaram ao cancelamento do espectáculo de ópera que preencheria pela primeira vez, a noite dedicada à música clássica - 6ª feira, o primeiro dia do festival. Muitas vozes tristes deixaram em suspenso um pequeno "ohhh"... A festa continua pela Feira do Livro ou da Música, ou nas Carvalhesas incessantes da zona internacional... Fica a tristeza de este ano o Avante não ter cumprido um dos seus propósitos: levar cultura erudita mais inacessível devido aos seus elevados custos, e reservada às pessoas de algum status social, às pessoas do povo, possibilitando o acesso de todos a tudo.


Na certeza de que a Festa do Avante é única em diversidade e na filosofia que a anima, amanhã Mind the Gap marcam como ponto de encontro o 25 de Abril às 16h. Seguem-se Galandum Galundaina e Toques do Caramulo, talvez um salto ao 1º de Maio para as Tucanas, para finalizar a tarde, novamente no 25 de Abril com Kumpanhia Algazarra - afinal como jovem e apartidária que sou, ainda estou lá muito pelos concertos... (E não tanto pelas tertúlias e debates que sei que nessas mesmas horas, animarão outros pontos do festival.)

Mais um jantar numa tasquinha com comidas e artesanato típico de uma zona qualquer e seguir-se-à por certo Vieux Farka Touré, Júlio Pereira e Da Weasel .


No Domingo outras bandas e o comício esperam-me, finalizando depois já noite dentro com fogos de artíficio, carvalhesas e mais concertos, esta 32ª edição da Festa do Avante - porque não há festa como esta!

Até para o ano!

No comments: