Tuesday, September 16, 2008

Ghiro Ghiro Tondo, de Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi



Silêncio... Absoluto silêncio onde falam só as imagens, numa linguagem puramente plástica... Imagens de brinquedos. Diferentes brinquedos, agrupados sequencialmente em diferentes categorias: bonecos, brinquedos de guerra, brinquedos alusivos às lidas domésticas, à lida da vida do campo, jogos... Brinquedos que têm em comum a estética de um período que lhes é próprio - o período entre a 1ª e 2ª guerra mundiais. Brinquedos marcados pela sua história - aviõezinhos de brinquedo marcados com a suástica nazi, bonecos marcados com o seu país de fabricação...


Brinquedos que retratam histórias de infâncias perdidas... e abrem espaço a uma reflexão sobre a marca indelével que a nossa experiência marca sobre o nosso carácter, e que o nosso carácter marca sobre a experiência dos que nos seguem. Brinquedos fabricados por adultos, de acordo com a sua visão de mundo (os tachinhos e panelinhas para as meninas, soldadinhos para os meninos) para povoar de fantasia as brincadeiras das crianças. Brinquedos que moldam a sua liberdade infantil às nossas espectativas, à nossa visão de mundo...


Brinquedos de uma plasticidade crua: rostos plásticos disformes e frios, cores cinzentas... A utilidade em supremacia da estética... (- De que outra forma explicar aqueles buracos em vez de bocas, construídos com a pura finalidade de encaixar um biberon, uma chucha...)


Um outro juízo do belo... um tempo outro... um tempo e estética que contam história... nesta história sem história... do projectar sequencial de imagens... filmadas na busca estética de uma outra linguagem, numa outra história.


Imagens silenciosas, mas não mudas... imagens que falam nesta busca de encontrar o belo, de retratar... de decompôr o objecto... expô-lo... mostrá-lo... encontrar as suas vibrações de significância... fazê-lo significar por fim, na mente de cada observador... de cada voyer desse espaço outro... exposto na sequência de imagens de um filme documental captado em imagem de vídeo de estilo doméstico.


Inquietou-me... e não sou fã de brinquedos.




No comments: